Na tarde de 22 de maio, reuniu-se no Centro Pastoral Santa Cecília, em Brás de Pina,a equipe da Pastoral Familiar, para realização do 1º Encontro de Viúvos e Viúvas. Compareceram 65 participantes.
Iara, que sempre ajuda na animação dos encontros, orou e brincou com todos, acompanhada pelo Maestro Celso com seu teclado, que emocionou a todos tocando o “Hino ao Amor”. Às 15 horas foi dada a primeira Palestra da tarde pelo Pe. Jaime que convidado para mostrar o quanto viúvos e viúvas são importantes, que são filhos amados de Deus e membros dessa Igreja Viva. Iniciou agradecendo o convite e a escolha do tema, leu a primeira leitura do dia, que estava em At 6, 1-7 e falava exatamente que mesmo naquele tempo, Paulo já exortava o povo que não abandonasse as viuvas, citou frases fortíssimas dizendo que para sermos felizes precisamos da felicidade de Deus em nossas vidas. Falou que a morte faz parte de nossa vida que não temos como fugir dela.
Falou que existem pessoas que vivem como se nunca fosse morrer e morrem como se nunca tivesse vivido, caracterizando-se com um óculos escuro, fez graça mostrando que tem pessoas vivendo como mortos vivos com pena de si mesmo e querendo que as pessoas tenham pena delas. Falou que a Palavra de Deus mostra o quanto somos prediletos, que a vida continua e que temos que aprender que o amor continua , agora em outro nível, que o amor pelo nosso cônjuge nunca morre, agora temos que aprender a nos desprender, abrir mão das coisas que nos faziam depender, devemos nos lembrar dos momentos bons, que sem a vida deles em nossas vidas não seríamos quem nós somos. Pediu que todos continuassem vivendo, agradecendo a Deus o dom da vida, falou que Deus nos criou para sermos felizes, que gostamos de ser lembrados com felicidade, e é assim que devemos nos lembrar dos que se foram.
Em seguida, o casal Mauríucio e Lena apresentaram uma mensagem no projetor dando Vivas a Vida e mostrando que se tirarmos o “U” da palavra “VIUVA” fica “VIVA”. A seguir, um momento de descontração onde foi colocado no pojetor uma historinha de pe. Leo com o tema “Você não é Lixo”.
Após o lanche, os participantes retornaram ao Plenário, onde conheceram o casal Alda e Chiquinho (Setor Casos Especiais) que representam nossa Arquidiocese, eles deram uma palavra de estímulo a equipe e sortearam livros na Assembléia. Dando continuidade foram divididos em 3 círculos onde conversaram sobre o tema “Jamais ficou abandonado quem confiou no Senhor, Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. (Ecl 2,7-13) , integrando o filme e a mensagem do data show”.
Voltando a seus lugares a equipe se apresentou, falou do trabalho da Pastoral Familiar, agradeceu a presença de todos. O encontro foi ecerrado com a participação na Santa Missa.
A Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio louva e estimula que cada comunidade, dentro da sua realidade, promova iniciativas como estas para integrar cada vez mais as famílias, estejam elas como estiverem, à vida eclesial! Parabéns à equipe da Santa Cecília!